XIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Criação de um protocolo de wii reabilitação na discinesia familial com miocimia facial

Objetivo

Analisar os efeitos da wiireabilitação no controle de tronco, função motora grossa e funcionalidade em uma criança com Discinesia Familial com Miocimia Facial.

Materiais e Métodos/Casuística

Estudo piloto quase experimental, intervencionista, descritivo e quantitativo, durante Setembro a Dezembro de 2016. Participou uma criança diagnosticada com Discinesia Familial com Miocimia Facial. A coleta de dados foi realizada em 3 fases: 1) aplicação dos instrumentos de coleta referentes ao estado cinético funcional da criança, avaliação da função motora grossa por meio do questionário “Gross Motor Function Measure” e avaliação da atividade nervosa através da eletromiografia de superfície, 2) intervenção com nitendo wii e 3) reavaliação dos instrumentos de coleta. O protocolo consistiu de 2 jogos direcionados ao equilíbrio e controle postural: o boliche e o boxe. Realizados 2 atendimentos por semana, com duração média de 45 minutos cada, totalizando 10 sessões, durante 5 semanas.

Resultados

Em relação à função motora grossa, avaliada antes e após o período de intervenção pela escala “Gross Motor Function Measure 88”, viu-se que a criança evoluiu na dimensão A “deitar e rolar” 7,8%, na dimensão B “sentar” houve uma evolução de 25%, na dimensão C “engatinhar e ajoelhar” 19%, na dimensão D “em pé” observou-se uma evolução de 15,4%.Na eletromiografia de superfície, observou-se os potenciais musculares de reto abdominal e eretores da coluna lombar após a intervenção mostraram menos oscilação e menor recrutamento de fibras musculares. Por duas sessões a criança se recusou a jogar com o membro superior esquerdo, pois apresentou um quadro de exacerbação de tônus severa . O boxe foi a segunda modalidade selecionada, neste jogo a criança sentia-se mais motivada, fator que contribuiu para um melhor desempenho, se comparado aos resultados do boliche.

Discussão e Conclusões

Nas habilidades motoras referentes a postura sentada a criança evoluiu consideravelmente, porém, nas posturas que exigem maior habilidade de deslocamento e locomoção, a criança obteve menor evolução. Sabe-se que o grau de comprometimento neuromotor interfere funcionalmente no desempenho motor; quanto maior a gravidade do comprometimento, maior será a presença de fatores limitantes que podem restringir a capacidade funcional. Constatou-se a potencialização da função motora grossa, do desempenho funcional e da atividade eletromiográfica da musculatura estabilizadora do tronco da criança.

Referências bibliográficas

Palavras Chaves

realidade virtual, fisioterapia, reabilitação

Área

Áreas Afins

Instituições

clinica superare - superação em movimento - Ceara - Brasil, escola de saude pública do ceará - Ceara - Brasil

Autores

iaramina marques ramos, ismenia de carvalho BRASILEIRO, bruno pinheiro machado, joao lucas aguiar lima, ana aline lima silva