XIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Rizotomia dorsal seletiva lombar como alternativa terapêutica para espasticidade relacionada a microcefalia causada pelo Zika vírus

Objetivo

Analisar a eficiência da Rizotomia Dorsal Seletiva Lombar (RDS L) no tratamento da espasticidade relacionada a microcefalia causada pelo Zika vírus.

Materiais e Métodos/Casuística

Trata-se de uma série de 4 crianças que apresentam tetraparesia espástica relacionada a microcefalia ocasionada pelo Zika vírus (comprovado com ELISA para Zika positivo no líquido cefalorraquidiano e sorologia negativa para as demais causas infecciosas de microcefalia como toxoplasmose, citomegalovírus e rubéola). Utilizou-se escalas classificatória e de quantificação funcional (GMFCS e Ashworth Modificado) pré, intra e pós operatório, em cada um, sendo todos submetidos a RDS L. Por fim, fez-se uma análise comparativa entre os dados pré e pós operatório.

Resultados

Dos 4 pacientes 3 apresentam GMFCS nível V e 1, nível IV. Os resultados pré-operatórios para a escala de ashworth modificada variou de 0 a 3 para todos os grupamentos musculares dos membros inferiores (MMII) e pós procedimento cirúrgico apresentaram grau zero para todos as musculaturas.

Discussão e Conclusões

O aumento do número de casos de microcefalia ocasionados pelo vírus Zika nos últimos 4 anos foi significativo. Dessa maneira, fez-se necessário buscar meios terapêuticos, a fim de melhorar o prognóstico das crianças acometidas. A RDS L é um procedimento neurocirúrgico com eficácia comprovada no tratamento da espasticidade, contudo, não há na literatura registros que relacionem a realização da rizotomia com a evolução terapêutica da encefalopatia provocada pelo vírus em questão. Este trabalho apresenta grande relevância, pois traz dados concretos evidenciando a evolução clínica após o procedimento neuroablativo em comparação com a clinica pré cirúrgica. Neste contexto, a RDS L mostrou-se eficaz na terapêutica da espasticidade relacionada a microcefalia pelo Zika vírus comprovada pela comparação de escalas de avaliação funcional pré e pós operatório.

Referências bibliográficas

Palavras Chaves

Paralisia Cerebral, Arboviroses, Ashworth Modificado

Área

Neurocirurgia Pediátrica

Instituições

Centro Integrado de Reabilitação - Piaui - Brasil

Autores

Francisco José Alencar, Diego Coimbra Alencar, Maria Clara Luz Ferreira, Jordano Leite Cavalcante de Macêdo, Josione Rêgo Ferreira, Leylane Alzeni Mendes Rilzer Lopes, Ana Patrícia de Carvalho Petillo Rodrigues, Leonardo Raphael Santos Rodrigues