XIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

MAV: um resumo literário sobre a importância do diagnóstico precoce

Objetivo

O propósito desta revisão é apontar a importância do diagnóstico precoce da malformação arteriovenosa (MAV) em crianças.

Materiais e Métodos/Casuística

O estudo em evidência caracteriza-se por ser descritivo e retrospectivo. Foram analisadas 8 publicações do meio científico da área da saúde, coletadas das plataformas PUBMED e SCIELO. Com o fito de incluir tais estudos prévios como referência fez-se uso de três critérios: estudos produzidos entre 2006 a 2019, tendo como idioma inglês, espanhol ou português e que abordassem assuntos correlacionados com Malformação Arteriovenosa (MAV).

Resultados

As malformações arteriovenosas podem ser definidas como lesões vasculares congênitas, com início na vida embrionária, uma vez que é o momento em que ainda não existem capilares entre os vasos arteriais e venosos do sistema circulatório. É essa ausência de capilares, ou a má formação desses, que pode fazer surgir um emaranhado de vasos embrionários de baixa resistência que conectam as veias e artérias, segundo (SANABRIA, 2016). Conforme levantamento de (Novakovic 2013), a clínica de tal condição manifesta-se, em geral, em pacientes com idade entre 20 e 40 anos de idade. Contudo, apesar de pouco frequente, crianças também podem manifestar tal condição. A MAV é responsável por 30 a 50% dos derrames hemorrágicos em crianças e foi associado a uma taxa de 25% de mortalidade, (Da Silva e Kondziolka, 2006.) MAV cerebrais ou são tratados após terem causado o sangramento ou, em alguns pacientes, é encontrado uma MAV antes de ter sangrado, e é tratado para evitar o sangramento. Sendo o prognóstico muito mais favorável para os pacientes que ainda não apresentaram sangramentos.

Discussão e Conclusões

Os sintomas da MAV podem se manifestar em crianças em idade ainda muito tenra, desse modo, ressalta-se a necessidade de um diagnóstico rápido e efetivo, tendo em vista que um diagnóstico e tratamento precoce trazem um bom prognóstico para o paciente e evitam sérias complicações que tal condição pode trazer à criança.

Referências bibliográficas

Palavras Chaves

Malformações arteriovenosas; Derrame; Vasculopatia

Área

Áreas Afins

Instituições

Centro Universitário Christus - Ceara - Brasil

Autores

Davi Correia SOÉJIMA, Carlos Menezes ALEXANDRE