XIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Estimulação de pontos microcorrentes aplicada a pele em pontos de acupuntura no meridiano principal em uma criança com Síndrome de Down.

Objetivo

Determinar por meio de um estudo de caso, os benefícios da microcorrente aplicada a pele em pontos de acupuntura no meridiano principal em uma criança com Síndrome de Down.

Materiais e Métodos/Casuística

Relato de caso de um paciente do sexo masculino, com diagnóstico de Síndrome de Down, submetido a um protocolo de aplicação de MPS - Terapia Microcourrent Point Stimulation, no meridiano principal, num período de outubro de 2016 a dezembro de 2018 em uma clínica de reabilitação.

Resultados

Paciente, sexo masculino, no início do tratamento tinha 02 anos e 10 meses de idade e no final 5 anos. O tratamento consistiu na terapia exclusiva com o uso do MPS no meridiano principal. A criança desse relato possuía um quadro de disbiose e disfunção em vesícula biliar, fazendo uso de dieta orientada por uma nutricionista e com cirurgia corretiva programada. O protocolo foi realizado durante 2 anos e 2 meses, uma vez por semana, com protocolo específico de 32 pontos no meridiano principal. Durante esse período foi observado um equilíbrio nos sistemas simpáticos e parassimpáticos, funções digestivas, respiratórias, sensoriais, comportamentais e principalmente alteração no fenótipo da face da criança.

Discussão e Conclusões

A Terapia Microcourrent Point Stimulation – MPS consiste em uma técnica de acupuntura sem agulhas usando-se um par de canetas estimulando pontos relacionados ao tecido miofacial, órgãos, músculos e até emoções. O sistema é natural e não invasivo, apenas se apoia na pele a ponta dos aparelhos eletrônicos que possui uma terminação semelhante de um bolígrafo. Cada aplicação varia entre 5 a 20 segundos aproximadamente através do biomagnetismo. A Síndrome de Down é uma condição cromossômica causada por um cromossomo extra no par vinte e um. Crianças e jovens com essa síndrome têm características físicas semelhantes e estão sujeitos a algumas doenças. A criança desse relato possuía um quadro de disbiose e disfunção em vesícula biliar, fazendo uso de dieta orientada por uma nutricionista e com cirurgia corretiva programada. Durante o protocolo houve melhora acentuada do quadro clínico e a cirurgia foi evitada. Ainda foi observada uma melhora no fenótipo facial da criança.

Referências bibliográficas

Microcurrent Point Stimulation Applied to Lower Back Acupuncture Points for the Teatment of Nonspecific Neck Pain. Journal of Alternative & Complementary Medicine. March 2017. Armstrong K., GokalR., Durant J, Todorsky Wm, Chvalie A., Fashong B.

AGUILERA-EGUIA, Raúl et al . Efectividad de la acupuntura en pacientes con epicondilalgia lateral: un resumen de revisiones sistemáticas. Rev. Cienc. Salud, Bogotá, v. 15, n. 1, p. 37-48, Apr. 2017 . Available from <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1692-72732017000100004&lng=en&nrm=iso>. access on 26 Jan. 2019. http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/revsalud7a.5374.

ARZA MARRIAGA, Gustavo; ZULIANI ARANGO, Liliana; BASTIDAS ACEVEDO, M¡ryam. Encuentro del padre con su hijo con síndrome de Down: sufrimiento y empatía.Pensam. psicol., Cali , v. 16, n. 2, p. 111-121, Dec. 2018 . Available from <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89612018000200111&lng=en&nrm=iso>. access on 25 Jan. 2019. http://dx.doi.org/10.11144/javer¡anacal¡.ppsi16-2.ephs.

Palavras Chaves

Síndrome de Down, fenótipo, pontos de acupuntura

Síndrome de Down, fenótipo, pontos de acupuntura

Área

Áreas Afins

Instituições

CLINICA THERAPIAS - Ceara - Brasil

Autores

Raquel de Lima Souza Albuquerque, Luciola Kelly de Moraes Coêlho, Ianna Ribeiro de Oliveira Lemos, Fernanda Andrea Bezerra Perdigão Leão