XIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Tuberculoma intradural extramedular cervical simulando schwannoma

Objetivo

Lesões que mimetizam outras condições podem ser armadilhas diagnósticas que podem resultar em uma conduta mais agressiva do que a necessária para aquele caso, acarretando ao paciente um risco de lesão pela intervenção desnecessário. Relataremos um caso de um paciente com tuberculoma intradural extramedular cervical, entidade extremamente rara com poucos casos descritos na literatura, simulando um schwannoma.

Materiais e Métodos/Casuística

Paciente, 10 anos, com história de torcicolo e dor em região cervical à esquerda associados a cefaleia intermitente. Apresentou queda da própria altura com piora dos sintomas e início de fraqueza em membro superior esquerdo. No levantamento da história familiar foi identificado o fato da avó estar realizando tratamento para tuberculose cutânea. Foi realizado PPD sendo forte reator. O paciente realizou tomografia computadorizada e ressonância magnética da coluna cervical com identificação de lesão expansiva intradural extramedular de C1 a C5 lateralizada à esquerda com padrão lítico no arco de C3 e alargamento deste forame à esquerda. O laudo da radiologia sugeria diagnóstico diferencial com schwannoma.

Resultados

O paciente foi submetido à microcirurgia com identificação de lesão endurada intradural, epidural e infiltrando a lâmina de C3 à esquerda. Devido às características intraoperatórias da lesão foi optado pela realização apenas de biópsia nos 3 sítios. O material foi enviado para análise histopatológica e culturas com diagnóstico de granuloma tuberculoso. O paciente foi tratado com esquema RIPE com recuperação completa da força em membro superior esquerdo e remissão dos sintomas.

Discussão e Conclusões

Lesões infecciosas podem em muitos casos simular neoplasias. Tal como os schwannomas os tuberculomas tem crescimento lento, levando à sintomas progressivos e remodelamento do forame neural. Os tuberculomas intradurais e extramedulares cervicais são entidades extremamente raras sendo a maioria dos casos relatados na região dorsal. A análise criteriosa dos exames de imagem, da evolução clínica do paciente e da história epidemiológica do mesmo pode levar a mudança na suspeita diagnóstica alterando a conduta com benefício para o paciente.

Referências bibliográficas

du Plessis J, Andronikou S, Theron S, Wieselthaler N, Hayes M.
Unusual forms of spinal tuberculosis. Childs Nerv Syst 2008;24:453-7.

Roca B. Intradural extramedullary tuberculoma of the spinal cord:
a review of reported cases. J Infect 50: 425-431, 2005

Duan J, Mao B (2010) Unusual intradural extramedullary tuberculoma of the spinal cord in childhood. Neurol India 58:738

Palavras Chaves

Tuberculoma intradural extramedular cervical, tumor espinal, Schwannoma-like

Área

Neurocirurgia Pediátrica

Instituições

Hospital Municipal Jesus - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Lazaro de Lima, Gabriel Pereira Escudeiro, Raphael Machado, Tatiana Cervante Protzenko, Antônio Rosa Bellas, Marcelo Sampaio Pousa