XIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Caso de fratura craniana linear congênita sem tocotraumatismo associado

Objetivo

Fraturas de crânio congênita são muito raras, e normalmente associadas a defeitos de osteogênese, tocotraumatismos. Mais raros casos em crianças saudáveis. Podem ser relacionados a trabalho de parto prematuro em gestantes de último trimestre vítimas de traumas abdominais de alto impacto.

Materiais e Métodos/Casuística

Relatamos o caso de uma criança com diagnostico incidental de fratura parietal esquerda aos 40 dias de vida.

Resultados

Paciente, sexo masculino, 40 dias de vida admitido na Enfermaria da Neurocirurgia Pediátrica, por fratura parietal extensa direita secundária a queda do colo da mãe durante amamentação na borda da cama (±1,2 m de altura). Exame neurológico com leve irritabilidade e abaulamento da fontanela anterior, Glasgow Coma Scale pediátrico 15. Na tomografia da admissão e reconstrução 3D, observada linha de fratura em consolidação parietal contralateral. Investigação para trauma infligido não acidental, defeitos de osteogênese e metabólicos negativos. Antecedentes gestacionais normais. História de acidente motociclístico da mãe com colisão em outro veículo, e trauma pélvico direto com 32 semanas de gestação. USG obstétrico e cardiotocografia normais no evento. Genitora liberada da observação hospitalar 18 horas após o evento. Com 36 semanas de gestação trabalho de parto prematuro, sem qualquer fator desencadeador obstétrico-fetal – parto normal, e APGAR 9/10. Vinha com exame neurológico normal.
Alta recebida após observação hospitalar de 06 dias com Glasgow Outcome Scale pediatrico extendido 01.

Discussão e Conclusões

Apesar de raras, fraturas cranianas congênitas têm sido relatadas na literatura e devem ser lembradas nos casos diagnosticados sem outros fatores de risco identificados.

Referências bibliográficas

Palavras Chaves

traumatismo craniano; fratura congênita; tocotraumatismos

Área

Neurocirurgia Pediátrica

Instituições

HOSPITAL DE URGENCIAS DE SERGIPE - Sergipe - Brasil

Autores

TIAGO PAIVA CAVALCANTE, LUAN MESSIAS MAGALHAES, RILTON MARCUS MORAIS