XIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Experiência de treinamento para acesso de coluna cervical com modelo cadavérico para aperfeiçoamento de técnicas cirúrgicas

Objetivo

O treinamento e a capacitação de cirurgiões e residentes usando modelos que simulem situações práticas reais está ganhando espaço por fornecer a oportunidade otimizar a curva de aprendizado e diminuir a margem de falhas em procedimentos. Dessa forma, a dissecação de cadáver é um método que tem sua importância reforçada no treinamento cirúrgico, pois possibilita uma reprodução mais fiel da anatomia e consistência, em procedimentos que necessitam alta precisão, como o acesso anterior e posterior da coluna cervical. Esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência de treinamento com modelo cadavérico no acesso anterior e posterior da coluna cervical.

Materiais e Métodos/Casuística

Durante os dias 1 e 3 de março de 2018, no Centro Universitário de João Pessoa, Paraíba, foi realizado o curso teórico-prático de cirurgia de coluna cervical, com disponibilidade para 30 alunos, onde foram utilizados seis peças anatômicas para treinamento de acesso anterior e posterior da coluna cervical. Inicialmente houve aulas teóricas sobre o método cirúrgico que seria realizado e, posteriormente, prática no modelo cadavérico.

Resultados

No momento da prática cirúrgica, seis estações foram previamente preparadas, onde havia um orientador em cada, demonstrando os procedimentos. Em seguida, os participantes do curso tiveram a oportunidade, de aprimorar suas técnicas. Foram realizadas 10 técnicas, entre elas cervicotomia anterior, discectomia cervical, corpectomia cervical, cages cervicais, artroplastia cervical, fixação C1-C2, fixação crânio-cervical, parafusos cervicais, fixação cervicodorsal, laminoplastia.

Discussão e Conclusões

Assim, foi notório o bom aproveitamento dos participantes, que se beneficiaram com as orientações adequadas, dispondo de tempo para o desenvolvimento das habilidades e possíveis discussões. É esperado, então, que as competências técnicas adquiridas em simulações cirúrgicas, com peças anatômicas, sejam convertidas em melhor performance nos centros cirúrgicos.

Referências bibliográficas

Palavras Chaves

"Coluna vertebral", "Manipulação da Coluna", "Ensino"

Área

Áreas Afins

Instituições

Centro Universitário de João Pessoa - Paraiba - Brasil

Autores

Beatriz Nogueira Gabriel, Mateus Santiago Souza, Diego Pereira de Melo Oliveira, Matheus Pereira Fernandes, Marina Pires de Sousa Braga, Mirely Gomes Gadelha de Oliveira, Christian Diniz Ferreira