XIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Avaliação goniométrica dos resultados da rizotomia dorsal seletiva no tratamento da diparesia espástica em crianças

Objetivo

Avaliar os parâmetros goniométricos de pacientes com PC submetidos à RDS em nosso serviço e, desta forma, mensurar os resultados pós-operatórios.

Materiais e Métodos/Casuística

Os autores revisaram os casos de pacientes com PC associada à espasticidade tratados com RDS entre junho de 2010 e julho de 2017. Dados demográficos, número de membros espásticos e escore pré-operatório de GMFCS (Gross Motor Function Classification System) foram coletados, além de goniometria da abdução do quadril, ângulo poplíteo bilateral e ângulo da dorsiflexão do pé antes e 6 meses após a cirurgia.

Resultados

Foram incluídos 35 pacientes (19 do sexo masculino e 16 do feminino, com média de idade de 8,7 anos). Treze (37,1%) tinham paresia bilateral em membros inferiores; dez (28,5%), triparesia; e 14 (40%), tetraparesia. A distribuição pré-operatória do GMFCS foi: um de grau II, sete de grau III, 16 de grau IV e dez de grau V. Melhora do ângulo de abdução do quadril foi vista em 84,6%; do ângulo poplíteo bilateral, em 69,2%; e de dorsiflexão do pé, em 61,5%.

Discussão e Conclusões

Goniometria é um método seguro para a avaliação quantitativa dos benefícios da RDS, demonstrando sua eficácia e correlacionando-se com outros escores como uma ferramenta confiável de resultado. É simples e, portanto, pode ser realizada por qualquer membro clínico da equipe de reabilitação envolvido nos cuidados dos pacientes com espasticidade.

Referências bibliográficas

Palavras Chaves

espasticidade, goniometria, rizotomia dorsal seletiva

Área

Neurocirurgia Pediátrica

Instituições

Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP) - Sao Paulo - Brasil

Autores

Marcelo Volpon Santos, Vinícius Marques Carneiro, Carla Andrea Tanuri Caldas, Patrícia Nastrini Gomes Bastos da Cunha Oliveira, Hélio Rubens Machado, Ricardo Santos de Oliveira