XIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Derivação ventrículo-atrial pela veia supra-hepática: alternativa terapêutica para pacientes hidrocefálicos submetidos a múltiplas derivações prévias

Objetivo

Expor um método alternativo de derivação para tratamento de hidrocefalia nos casos em que as derivações ventrículo-peritoneais ou ventrículo-atriais clássicas deixam de ser uma opção.

Materiais e Métodos/Casuística

Relato do caso de paciente de 13 anos com diagnóstico de hidrocefalia secundária a hemorragia intraventricular grau III relacionada à prematuridade. Desde o nascimento, fora submetido a várias abordagens abdominais e neurocirúrgicas, tendo apresentado múltiplas falhas e revisões do sistema de derivação ventricular. Devido à impossibilidade de utilização da cavidade peritoneal e das veias jugulares e subclávias, optou-se por inserir o cateter atrial pela veia supra-hepática por via percutânea, sob orientação fluoroscópica.

Resultados

Obteve-se adequado posicionamento dos cateteres proximal e distal, conforme mostraram os exames de imagem pós-operatórios. O paciente apresentou boa evolução, com melhora do quadro clínico e sem sinais radiológicos de mau funcionamento do sistema, após 3 meses de seguimento.

Discussão e Conclusões

Trata-se de uma nova técnica, não descrita previamente, que foi utilizada com sucesso. Desse modo, a derivação ventrículo-atrial pela veia supra-hepática torna-se uma alternativa a ser considerada para os pacientes com múltiplas complicações relacionadas a derivações liquóricas.

Referências bibliográficas

Palavras Chaves

derivação ventrículo-atrial, hidrocefalia, veia supra-hepática

Área

Neurocirurgia Pediátrica

Instituições

HOSPITAL DAS CLÍNICAS, FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - Sao Paulo - Brasil

Autores

Stephanie Naomi Funo de Souza, Rafael Kiyuze de Freitas, Pedro Henrique Carmona Chaves, Lucas Moretti Monsignore, Daniel Giansante Abud, Ricardo Santos de Oliveira, Marcelo Volpon Santos