XIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Comorbidades Clínicas Relacionadas À Mielomeningocele

Objetivo

Este estudo busca realizar levantamento bibliográfico acerca das comorbidades clínicas referentes à Mielomeningocele

Materiais e Métodos/Casuística

O método utilizado foi uma revisão sistemática da literatura acerca da temática abordada, realizada através das bases de dados MEDLINE, LILACS, e na biblioteca SCIELO, fazendo uso dos seguintes descritores: Mielomeningocele, comorbidade, sinais e sintomas. Em síntese, foram localizados 982 arquivos, em sequência foram utilizados os filtros de temporalidade, escolhendo apenas os referentes aos anos de 2008 a 2018, idioma português e inglês, textos disponíveis na íntegra e pesquisas em humanos, com isso, foram escolhidos apenas 8 para a produção do presente estudo.

Resultados

As alterações clínicas em decorrência da MMC podem variar em cada caso, pois depende do grau da doença e do local em que a malformação da coluna aconteceu. Há casos em que crianças e adolescentes apresentam dificuldades motoras ou para ficar em pé e caminhar. A maioria absoluta dos portadores tem hidrocefalia associada e, em mais de 70% dos casos, há necessidade de instalação de derivações ventriculares. No sistema urinário, cerca de 90% dos neonatos com MMC apresentam algum grau de comprometimento neurogênico vesical, onda a observação de perda urinária enquanto o bebê chora ou se move pode predizer incontinência urinária. A malformação de Chiari II está presente em praticamente todos os pacientes com MMC, porém, apenas 20% a 30% terão sintomas relacionados com a sua presença. A alergia ao látex apresenta prevalência variante entre 25 e 65% entre diferentes estudos, enquanto que em crianças normais a prevalência é de 0,7%.

Discussão e Conclusões

Dessa forma, é possível apontar a relevância de políticas públicas inclusivas e dos profissionais de saúde na reabilitação de crianças e adolescentes com MMC e suas famílias, objetivando a continuidade do cuidado e visando maximizar a autonomia, a qualidade de vida e a participação na sociedade.

Referências bibliográficas

Palavras Chaves

Mielomeningocele; sinais e sintomas; quadro clínico.

Área

Neurocirurgia Pediátrica

Instituições

Faculdade Santa Maria - Paraiba - Brasil

Autores

Ayli Micaelly Da Silva, Ayana Cartaxo Formiga, Ayslane Patrícia Nascimento De Macedo, Cláudio Matias Barros Júnior, Almi Soares Cavalcante, Maria Gislaine Mayane Vieira, Thaise De Abreu Brasileiro Sarmento, Elisangela De Lavor Farias, Thayse Ferreira Telecio, Raylha Farias Tavares, Alana Cristina Alves Garcia, Paulo Ayslen Nascimento De Macedo, Francisca Eugenia Silva Araújo De Macedo