XIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Análise Das Formas De Diagnóstico E Tratamento Da Craniossinostose

Objetivo

Este estudo objetiva analisar as formas de diagnóstico e tratamento para portadores de craniossinostose.

Materiais e Métodos/Casuística

Trata-se de uma pesquisa integrativa realizada nas bases de dados LILACS e MEDLINE e biblioteca Scielo através dos descritores Craniossinostose, diagnóstico, tratamento. A busca resultou em 39 estudos, que após uma análise minuciosa foram excluídos os que não atendiam aos critérios de inclusão, sendo selecionados os disponíveis na íntegra e de forma gratuita, estudo em humanos, idioma inglês e português e referentes aos anos de 2008 a 2018, somou-se 8 estudos compondo a amostra final.

Resultados

O diagnóstico das craniossinostoses é essencialmente clínico, baseado no formato do crânio. As medidas cranianas como o Perímetro Cefálico (PC), Distância Ântero Posterior (DAP) e Distância Biauricular (DBA) devem ser realizados rotineiramente pelo pediatra na puericultura e auxiliam no diagnóstico. As medidas do DAP e DAB, menos realizadas, podem ser mais úteis, pois identificariam mudanças no formato e no índice cefálico. O tratamento é cirúrgico, com a liberação da sinostose acometida e avanço do segmento que está hipoplásico, objetivando a melhora estética e funcional, visto que alguns casos estão associados ao aumento de pressão intracraniana. Dessa forma, tenta corrigir a distorção craniana e evitar a progressão e deformidade craniofacial, impedindo eventuais distúrbios cognitivos futuros.

Discussão e Conclusões

Vale ressaltar a importância que tem para o paciente com a SC receber um acompanhamento de uma equipe multidisciplinar habilitada e neurocirúrgica treinada, o que lhe proporcionará diagnóstico precoce, intervenção adequada e desenvolvimento global satisfatório, melhorando dessa forma o prognóstico dessas crianças.

Referências bibliográficas

Palavras Chaves

Craniossinostose; diagnóstico; tratamento.

Área

Neurocirurgia Pediátrica

Instituições

Faculdade Santa Maria - Paraiba - Brasil

Autores

AYLI MICAELLY DA SILVA, AYANA CARTAXO FORMIGA, AYSLANE PATRÍCIA NASCIMENTO DE MACEDO, CLÁUDIO MATIAS BARROS JÚNIOR, ALMI SOARES CAVALCANTE, MARIA GISLAINE MAYANE VIEIRA, THAISE DE ABREU BRASILEIRO SARMENTO, THAYSE FERREIRA TELECIO, RAYLHA FARIAS TAVARES, ALANA CRISTINA ALVES GARCIA, ELISANGELA DE LAVOR FARIAS, PAULO AYSLEN NASCIMENTO DE MAACEDO, FRANCISCA EUGENIA SILVA ARAÚJO DE MACEDO, ÍTALA MARIA ROSENDO DA SILVA, DIEGO DA SILVA BEZERRA