XIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Planejamento neurocirúrgico baseado na manipulação direta de imagens de ressonância magnética em 3D utilizando o software VMTK

Objetivo

O domínio da neuroanatomia e o planejamento meticuloso são chaves fundamentais para o sucesso cirúrgico, sendo a neuroimagem baseada na ressonância magnética (RM) uma importante ferramenta. A anatomia cortical nem sempre é clara após a realização da craniotomia, dificultando a localização correta intra-operatória. O uso de ferramentas auxiliares como ultrassom e neuronavegador aumentam a segurança dos procedimentos, contudo nem sempre disponíveis nos países em desenvolvimento ou aplicáveis a crianças com o crânio ainda imaturo. Nesse contexto as veias superficiais do cérebro podem ser um importante reparo anatômico no reconhecimento da superfície cortical. O objetivo deste trabalho é validar a manipulação direta de imagens de RM em 3D com o uso do software gratuito VMTK desenvolvido em nossa universidade como ferramenta de auxílio ao planejamento neurocirúrgico.

Materiais e Métodos/Casuística

Trata-se de um estudo prospectivo e descritivo que englobou 27 pacientes, sendo seis deles na faixa pediátrica submetidos a neurocirurgia para ressecção de lesões tumorais encefálicas ou estruturais associadas a epilepsia localizadas na região cortical ou subcortical no período de janeiro a dezembro de 2018. A sequência de RM T1 com contraste foi utilizada na reconstrução da imagem em 3D com o software VMTK. As imagens geradas foram avaliadas através de análise comparativa subjetiva com as fotos da superfície cortical realizada no intra-operatório, com ênfase na identificação de veias corticais, bem como sulcos e giros adjacentes.

Resultados

O programa foi capaz de gerar uma projeção 3D com fiel reprodução da superfície cortical em 25 pacientes. Comparando-se esta imagem com a foto realizada no intra-operatório evidencia-se a capacidade do VMTK em reproduzir os detalhes da localização de veias corticais e sua relação com os giros e sulcos adjacentes, permitindo a localização precisa da patologia cortical ou subcortical.

Discussão e Conclusões

O VMTK mostrou ser uma importante ferramenta para o planejamento neurocirúrgico, pois sua capacidade de reformatação curvilínea é capaz de gerar uma imagem com grande semelhança da superfície cortical. Conclui-se que o VMTK é uma importante ferramenta para o planejamento cirúrgico, trazendo benefícios a pacientes de todas as idades e ao cirurgião, podendo ainda ser usado sozinho ou em conjunto com um sistema de neuronavegação, acessível inclusive a regiões de baixa renda.

Referências bibliográficas

1- Esposito, V.; Paolini, S.; Morace, R.; Colonnese, C.; Venditti, E.; Calistri, V.; Cantore, G. Intraoperative localization of subcortical brain lesions. Acta Neurochir. 2008, 150, 537–542.
2- Intraoperative localization of subcortical brain lesions. Acta Neurochir. 2008, 150, 537–542.
3- Rosset, A.; Spadola, L.; Ratib, O. OsiriX: An open-source software for navigating in
multidimensional DICOM images. J. Digit Imag. 2004, 17, 205–216.

Palavras Chaves

planejamento neurocirúrgico, neuroimagem

Área

Áreas Afins

Instituições

Unicamp - Sao Paulo - Brasil

Autores

Dayvid Leonardo de Castro Oliveira, Wallace Souza Loos, Enrico Ghizoni, Shin-Ting Wu, Cleiton Formentim