XIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

O USO DA NEUROENDOSCOPIA EM PROCEDIMENTOS NEUROCIRÚRGICOS PEDIÁTRICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.

Objetivo

O estudo pretende mostrar a importância da neuroendoscopia na neurocirurgia pediátrica.

Materiais e Métodos/Casuística

Foram incluídos estudos disponíveis nas bases de dados PubMed , Scielo e Lilacs, com as palavras neuroendoscopy, neurocirurgy e hydrocephaly associados a pediatric. A busca incluiu artigos em português, inglês e espanhol dos últimos 5 anos, dos resultados foram escolhidos os 3 de acordo com os critérios de relevância ao tema e inovação tecnológica.

Resultados

O uso da neuroendoscopia é muito útil em crianças uma vez que é um procedimento minimamente invasivo, apresenta uma boa recuperação no pós-cirúrgico e é capaz de tratar algumas patologias que acometem especialmente crianças, dentre elas principalmente a hidrocefalia¹, mas também pode ser utilizada no tratamento de epilepsia, de cistos aracnoides, na ressecção de pequenos tumores, é também muito utilizado em casos de hematoma subdural decorrente de trauma.² Outro ponto positivo da endoscopia em comparação com outras cirurgias diz respeito à facilidade de detectar e corrigir possíveis sangramentos no decorrer da cirurgia.¹ Entretanto, lidar com os orifícios do crânio devido o procedimento é um problema, uma vez que o tratamento inadequado pode ocasionar o vazamento de líquido cefalorraquidiano (LCR).³ A difícil sutura das camadas até o osso pode levar à existência permanente do vazamento do líquido cefalorraquidiano (LCR). No entanto, estudos recentes mostram que o uso de fosfato de cálcio osteoindutivo mostra-se muito eficiente na regeneração óssea para reparar defeitos no crânio, consiste, assim, numa alternativa para aprimorar esse procedimento.³

Discussão e Conclusões

Nota-se, portanto, que a neuroendoscopia é um procedimento cirúrgico que tem ampla utilização e com os avanços tecnológicos está cada vez mais adaptada para a área pediátrica, que garante melhor qualidade de vida dos pacientes.

Referências bibliográficas

1. Giannetti AV. Neuroendoscopia. Revisa Brasileira de Neurologia e Pesquisa, 86-96. 2014;
2. Pereira ELR, Rodrigues DB, Gomes AL, Lima LO, Viegas Maria LC. Neuronavegação em neurocirurgia. Arq Bras Neurocir, 33(4): 340-6, 2014;
3. Wei J, Quian H, Liu Y, Liu J, Zhao R, Yang X, et al. Application of osteoinductive calcium phosphate ceramics in children’s endoscopic neurosurgery: report of five cases. Regenerative Biomaterials, 221–227. 2018.

Palavras Chaves

Neuroendoscopy, Pediatric, e Hydrocephaly.

Área

Neurocirurgia Pediátrica

Instituições

Universidade Federal do Tocantins - Tocantins - Brasil

Autores

Yasmin Cabral Souza , Higor Vinicius Rocha Faria, Vitor Brito Rocha, Andrea Silva Amaral