XIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Caracterização Clínica Da Síndrome De Möbius

Objetivo

Este estudo visa investigar as características clínicas da Síndrome de Moebius.

Materiais e Métodos/Casuística

O método utilizado foi um levantamento bibliográfico através das bases de dados MEDLINE, LILACS e SCIELO. Foram localizados 329 arquivos, utilizando-se os filtros de temporalidade referentes aos anos de 2008 a 2018, idioma português e inglês, textos disponíveis na íntegra e pesquisas em humanos, com isso, foram eleitos 7 para a produção deste estudo.

Resultados

A síndrome de Moebius consiste, principalmente, em alterações dos pares cranianos, como o comprometimento do VII par craniano – nervo facial –, que leva a uma paralisia facial periférica, com ausência da mímica facial, boca entreaberta e dificuldade em baixar a pálpebra; e também com o acometimento do VI par – nervo abducente –, ocasionando um estrabismo convergente. Áreas faciais superiores, como testa, sobrancelhas e pálpebras, parecem mais intensamente afetadas do que áreas inferiores de lábios e queixo. Pode ocorrer estrabismo divergente, surdez, distúrbios da sensibilidade nos territórios inervados pelo trigêmeo, disfagia, disfonia e atrofia da língua. Um número significativo de casos acompanha-se de deficiência mental sugerindo que o envolvimento do sistema nervoso possa ser mais difuso do que o apontado pela presença maciça das paralisias de NC. Malformações esqueléticas e musculares estão presentes em grande número de casos, e mais frequentemente localizadas na parte distal das extremidades, especialmente pés tortos.

Discussão e Conclusões

O diagnóstico é clínico e nos primeiros meses da vida nem sempre será fácil de reconhecer um s. de Moebius por isso às vezes é atrasado. Porém, é sabido que a doença não é progressiva e a aparência do paciente depende da severidade do acometimento dos nervos afetados. Em casos graves, a morte no período perinatal é frequentemente decorrente de problemas respiratórios ou bulbares. Não existe um tratamento curativo para a síndrome de Moebius, mas os sintomas podem ser tratados com base nas necessidades individuais. É importante que o pediatra tenha uma visão geral do problema para coordenar o tratamento e melhorar o prognóstico da criança.

Referências bibliográficas

Palavras Chaves

Síndrome de Möbius; manifestações clínicas; paralisia de par craniano.

Área

Áreas Afins

Instituições

FACULDADE SANTA MARIA - Paraiba - Brasil

Autores

AYLI MICAELLY DA SILVA, AYANA CARTAXO FORMIGA, AYSLANE PATRÍCIA NASCIMENTO DE MACEDO, MARIANE ESTEVÃO DE SOUSA LIMA TEIXEIRA, RÍZIA FERREIRA IVO CAVALCANTE, ALMI SOARES CAVALCANTE, CLÁUDIO MATIAS BARROS JÚNIOR, MARIA GISLAINE MAYANE VIEIRA, LEYDE JÉNIFER DIAS UCHÔA, RAFAEL PIRES PEREIRA, LÍVIA MACHADO MACEDO, LORENNA PEREIRA PIRES, GLEYDSON OLIVEIRA DA SILVA, IZABELA PINHO DE ALCÂNTARA, GABRIELA PINHO DE ALCÂNTARA, RENATA TORRES MARTINS