XIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica

Normas para apresentação dos trabalhos


NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS NO XIII SBNPED 2019

  • A mídia desk estará aberta no dia 05 de junho, a partir das 8h, para recebimento dos pen-drives para salvar arquivos dos temas livres (apresentações orais).
  • Os arquivos de todos os trabalhos orais poderão ser entregues a partir do horário e data acima, independente do dia e horário da apresentação.
    Como prazo limite, os trabalhos deverão ser entregues na midia-desk em até 2 horas antes da sessão de apresentação. Não serão aceitos trabalhos após este período.
  • Para a primeira sessão de temas livres da manhã, sugerimos que os arquivos sejam entregues um dia antes da data de apresentação.
  • Não serão aceitos trabalhos por e-mail, somente serão recebidos trabalhos no mídia desk.
  • As apresentações que tiverem vídeos deverão ser testadas previamente na mídia desk.
  • Não será possível utilizar notebook próprio.
  • Os pôsteres físicos deverão ser trazidos pelos respectivos autores e fixados nos painéis em até 1h antes de sua apresentação.

CONFECÇÃO DO PÔSTER DOS TRABALHOS APROVADOS

O pôster físico (banner com bastão e cordinha) será exposto na sessão, em dia e horário que serão determinados posteriormente pela comissão organizadora. O apresentador/autor do trabalho deverá permanecer junto ao seu respectivo pôster para responder sobre o tema em exposição. A programação de apresentação será divulgada posteriormente.

Formato:  70 x 90 cm
Orientação:
 Vertical
O layout dos pôsteres é livre.
O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de 2 metros.

Para tanto, sugere-se utilizar as seguintes fontes e tamanhos: 
- Título – Fonte Arial, Tamanho 14, Negrito
- Autores/Instituição/Cidade/Estado – Fonte Arial, Tamanho 9
- Texto – Fonte Arial, Tamanho 9
 

O cabeçalho do pôster deverá conter o título do trabalho em letras maiúsculas. Logo abaixo, o nome do autor, co-autores e a instituição a qual os mesmos estão vinculados.

Cada pôster pode conter até 3 figuras ou tabelas. As referências também devem fazer parte do corpo do e-pôster, padronizadas pelo Estilo de Vancouver: www.bu.ufsc.br/ccsm/vancouver.html

Fontes de financiamento devem ser mencionadas.

APRESENTAÇÃO DOS TEMAS LIVRES (APRESENTAÇÕES ORAIS)

- Cada tema livre deve ser apresentado em no máximo 8 minutos, sem tolêrancia. 

- A confirmação do apresentador final deverá ser informada na mídia-desk na hora da entrega do arquivo de apresentação, com o mínimo de 2h de antecedência.

- A comissão científica nomeará um moderador para cada sessão, que terá 20 minutos ao final de cada sessão de temas livres para analisar e comentar o trabalho apresentado, bem como abrir para questões da plateia. 

- Sugestão para o apresentador: Lembrar que em uma apresentação deve se levar em conta 2 slides/minuto, assim sugerimos entre 16-20 slides, divididos em:

 1º Slide: Identificação do trabalho, autores, instituição.

 2º Slide: Objetivo do trabalho.

- Evitar colocar slides que discutam conceitos básicos sobre o assunto, otimizando assim o tempo de apresentação. Colocar no máximo 1 ou 2 slides sobre algum tópico de interesse, como por exemplo: a relevância do tema e/ou controvérsia na literatura.

3º Slide: Materiais e métodos/análise estatística (se houver).

4º Slide – até fim: Resultados/discussão e conclusão.

O layout dos slides é livre.

Sugerimos cuidado no preparo da iconografia do tema livre, utilizando fundos adequados que permitam que a plateia possa visualizar as fotos e letras legivelmente.

Colocar imagens adequadas (cortar identificação do paciente), dar zoom nas imagens para que contribuam apropriadamente na apresentação.